quinta-feira, novembro 6

Importância da Economia Solidária no PIB

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, anunciou nesta terça-feira (4) que o Governo Federal está comprometido em assegurar a inclusão definitiva da economia popular e solidária no crescimento do PIB brasileiro. A declaração ocorreu durante a reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária, realizada na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília.

O principal objetivo do encontro foi finalizar a minuta do decreto que regulamentará a Lei nº 15.068/24, conhecida como Lei Paul Singer, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2024. Marinho sublinhou a necessidade de integrar essas iniciativas ao crescimento econômico do país, ressaltando a relevância da economia solidária.

O ministro também comentou sobre o esforço contínuo do governo para avançar no Congresso Nacional com pautas que promovam mais direitos à população, incluindo o debate sobre a jornada de trabalho 6×1. Ele enfatizou que legislações como a Lei da Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e a própria Lei Paul Singer exigiram articulação significativa para serem aprovadas. Marinho ainda lembrou que a aprovação de um projeto na Câmara dos Deputados, que visa reduzir a tabela do Imposto de Renda, foi impulsionada pela pressão popular e agora aguarda votação no Senado.

“Devemos celebrar a aprovação da lei do Imposto de Renda, mas não podemos nos acomodar. A reforma da renda precisa ser mais abrangente. O que estamos fazendo é apenas um primeiro passo. Porém, é fundamental, e estamos avançando gradualmente”, enfatizou o ministro.

A reunião do Conselho Nacional de Economia Solidária continuará nesta quarta-feira (5), com a expectativa de que a proposta final do decreto que regulamentará a Lei Paul Singer seja aprovada. Gilberto Carvalho, secretário nacional de Economia Solidária do MTE, informou que o texto foi elaborado a partir de intensos diálogos com representantes do setor e especialistas de diversas áreas, como contabilidade.

“Buscamos integrar as contribuições recebidas. Embora algumas ainda não possam ser consideradas neste momento, outras podem ser ajustadas, incorporadas ou excluídas da proposta”, esclareceu Carvalho.

Sancionada em dezembro de 2024, a Lei Paul Singer representa um marco histórico para a economia solidária no Brasil. Essa legislação estabelece a Política Nacional de Economia Solidária e cria o Sistema Nacional de Economia Solidária (Sinaes), com o intuito de fomentar a inclusão social, promover trabalho digno e assegurar o desenvolvimento econômico sustentável.

Exit mobile version