quinta-feira, novembro 6

Senador Enfatiza a Retomada Econômica de Pernambuco

Durante discurso no Plenário do Senado, nesta terça-feira (4), o senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou que “Pernambuco vive um significativo período de recuperação econômica e social, resultado dos investimentos realizados pelo governo federal”. Ele creditou essa transformação a diversos programas sociais e obras de infraestrutura implementadas sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Dentre as iniciativas mencionadas, Humberto destacou o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e o programa Pé-de-Meia, que, segundo suas declarações, atendem conjuntamente mais de 1,5 milhão de famílias em Pernambuco. O fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) também foi um ponto enfatizado, com a expansão do programa Farmácia Popular, o aumento de 40% nos recursos destinados ao SAMU e a contratação de novos profissionais pelo programa Mais Médicos.

“Através do Mais Médicos, foram alocados 1,6 mil profissionais pelo estado, focando especialmente nas áreas mais carentes para atender a população. O Farmácia Popular, que tive a satisfação de criar durante minha gestão como ministro da Saúde, atualmente disponibiliza mais de 40 medicamentos gratuitamente e já atende a 1 milhão de pernambucanos, com 600 farmácias credenciadas. O SUS, no ano passado, registrou um número recorde de cirurgias eletivas, com mais de 650 mil procedimentos realizados somente em nosso estado, o que explica a alta aprovação de Lula, acima de 60% entre a população”, disse Humberto Costa.

O senador também mencionou que o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pretende investir R$ 92 bilhões em Pernambuco, com recursos destinados à Ferrovia Transnordestina, à duplicação das BRs 423 e 104 e à expansão do Aeroporto do Recife. Essas ações, segundo ele, têm fomentado a criação de empregos, melhorado a segurança alimentar e promovido o desenvolvimento regional.

“No ano passado, o Brasil alcançou a menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos, um feito que também se reflete em Pernambuco, onde, desde 2023, foram gerados mais de 131 mil novos empregos formais. Graças a Lula, nosso país atingiu o menor nível de pobreza da história e, mais uma vez, saiu do Mapa da Fome, tendo 991 mil pernambucanos resgatados da indigna condição de fome e extrema pobreza”, completou o parlamentar.

Exit mobile version