Encontro de chefs renomados no coração de Curitiba
Em um dos restaurantes mais vibrantes de Curitiba, a chef Claudia Krauspenhar recebe mais uma edição do Abrindo a K.sa. O evento reúne chefs de diferentes regiões do Brasil para cozinhar juntos, trocar experiências e celebrar a gastronomia local. Essa interação entre os cozinheiros tem impulsionado a culinária brasileira, oferecendo ao público curitibano a chance de saborear pratos de chefs como Dário Costa, de Santos-SP; Caio Soter, de Belo Horizonte-MG; Rubens Catarina, de Santa Catarina; e Kaywa Hilton, da Bahia, sem precisar viajar para esses destinos.
Gastronomia regional valorizada em Curitiba
O encontro fortalece a presença de Curitiba no mapa gastronômico nacional, trazendo para outras regiões a riqueza dos ingredientes, culturas e histórias locais. A cidade tem investido cada vez mais na gastronomia como atrativo turístico, acompanhando a mudança no perfil dos visitantes que buscam a capital paranaense para lazer e experiências culinárias.
Claudia Krauspenhar destaca-se como referência local ao valorizar produtos e receitas típicas, como o barreado e as ostras do litoral paranaense. Ela traduz essas tradições em uma cozinha contemporânea, combinando pratos simples e tradicionais com preparos sofisticados. Um exemplo é o evento periódico dedicado às ostras, que tem ganhado destaque na cena gastronômica da cidade.
Leia também: Roteiro gastronômico destaca clássicos de Curitiba e valoriza tradição local
Leia também: Empresários do turismo têm 2 oportunidades para participar de feiras com Viaje Paraná em 2024
Menu degustação harmonizado com vinhos especiais
No dia 25 de junho, o restaurante K.sa oferece um menu degustação de nove etapas, harmonizado com vinhos selecionados da adega localizada no porão do estabelecimento. O cardápio inclui referências de restaurantes conceituados como Madê, Paru e Açougue do Mar, do chef Dário Costa; Pacato, Bar Pirex e Duplex, de Caio Soter; Boia e Maré, de Kaywa Hilton; além da experiência AeB Alimentos e Bebidas, conduzida pelo chef Rubens Catarina.
Chefs com destaque nacional e internacional
Os convidados da edição Abrindo a K.sa têm trajetórias marcantes, com participações em programas de televisão como Mestre do Sabor e MasterChef, e experiências em cozinhas premiadas pelo guia Michelin, incluindo o chef Rubens Catarina, que possui três estrelas na França. A diversidade de influências internacionais e a valorização dos ingredientes brasileiros enriquecem ainda mais o evento.
Essa celebração é também um reconhecimento à movimentação da cena gastronômica curitibana, que busca maior visibilidade nacional por meio do trabalho de chefs locais, associações, influenciadores, jornalistas, prêmios e festivais. Além disso, há esforços relevantes para o registro de Indicações Geográficas (IG) em parceria com o Sebrae-PR, que contribuem para a valorização dos produtos regionais.
Leia também: Paraná se destaca em evento com 400 agentes de turismo em Fortaleza
Leia também: Paraná Entre os 10 Estados Mais Vendidos para Turistas Brasileiros em 2025
Uma experiência imperdível para os amantes da gastronomia
A noite promete ser memorável, não apenas pelos sabores, mas pela grandiosidade da culinária brasileira que merece ser celebrada, vivenciada e reconhecida por chefs, especialistas e, principalmente, pelo público. É uma oportunidade para se divertir, participar e apreciar a diversidade e riqueza da gastronomia curitibana e nacional. Parabéns à chef Claudia Krauspenhar e ao restaurante K.sa por promoverem esse encontro singular.
Thiago Paes é colunista de viagem e gastronomia, apresentador na Travel Box Brazil e está nas redes sociais como @paespelomundo. Contato para imprensa: contato@paespelomundo.com.br.
