Prazos e Inscrições para a Eletiva de Educação Fiscal
O prazo para que as Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) da rede pública do Ceará se inscrevam na eletiva de Educação Fiscal está aberto até o dia 10 de fevereiro. As instituições interessadas devem realizar a solicitação por meio de um formulário específico, que pode ser acessado pelo seu gestor.
A eletiva é uma proposta da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), em colaboração com a Secretaria da Educação (Seduc), por meio do Programa de Educação Fiscal (PEF-CE). Desde a sua criação em 2019, a disciplina já beneficiou mais de 25 mil estudantes, envolvendo cerca de 600 educadores ao longo do processo.
Objetivos da Eletiva de Educação Fiscal
A iniciativa visa promover nos jovens uma melhor compreensão sobre temas como cidadania, tributos e o funcionamento do Estado, incentivando o desenvolvimento de um pensamento crítico e a adoção de comportamentos responsáveis. A eletiva busca contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais equitativa.
Os conteúdos abordados na eletiva são integrados ao currículo escolar e têm como objetivo conectar o aprendizado ao projeto de vida dos alunos, proporcionando um aprendizado significativo e que reflita a realidade social em que estão inseridos. Assim, a disciplina se torna uma ferramenta essencial para a educação integral.
