Expectativas Climáticas para Fevereiro
Tradicionalmente, entre os meses de janeiro e fevereiro, o Paraná observa uma diminuição no volume de chuvas. Em média, as temperaturas apresentem valores ligeiramente mais baixos, embora o calor ainda seja uma constante. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), fevereiro de 2026 deverá ser caracterizado por um clima abafado, com pancadas de chuva que são típicas do verão paranaense, geralmente rápidas e concentradas entre a tarde e a noite. A saída do fenômeno La Niña deve trazer maior regularidade ao clima local.
A previsão climática sugere que tanto a chuva quanto as temperaturas permanecerão dentro da média histórica para este mês no Paraná. “O fenômeno La Niña, que teve impacto significativo no clima do estado entre dezembro e janeiro, perdeu força ao longo de janeiro e deverá se dissipar completamente em fevereiro. Com a ausência desse fenômeno, esperamos uma distribuição mais regular das chuvas, ao contrário da irregularidade verificada em dezembro e em alguns períodos de janeiro”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Características do Verão Paranaense
Fevereiro continua sendo um mês característico do verão, apresentando a ação de massas de ar quente e úmido que favorecem a formação de pancadas de chuva intensas e isoladas, frequentemente acompanhadas por granizo, raios e rajadas de vento mais intensas. “A expectativa é que tenhamos vários dias consecutivos com temperaturas elevadas, o que resulta em um clima abafado, especialmente quando a umidade estiver alta”, complementa Reinaldo.
Historicamente, as temperaturas médias em fevereiro são mais amenas nas regiões dos Campos Gerais, Centro-Sul e Sul do estado. Os registros mínimos, normalmente verificados nas primeiras horas da manhã, ficam entre 16°C e 18°C, enquanto as máximas, geralmente observadas à tarde, variam entre 26°C e 28°C.
Variações de Temperatura por Região
No Litoral, extremo Norte, Noroeste e Oeste do Paraná, os termômetros costumam registrar os valores mais altos, com mínimas médias acima de 20°C e máximas superando os 30°C. Nas demais áreas do estado, as mínimas ficam entre 18°C e 20°C, e as máximas alcançam entre 28°C e 30°C.
A temperatura média de fevereiro, que é a soma de todas as temperaturas diárias, tende a ser mais baixa nas regiões de Curitiba e no Sul do Paraná, variando entre 18°C e 20°C. Na Região Metropolitana da capital, nos Campos Gerais e no Centro-Sul, assim como em localidades próximas a Marumbi e Marilândia do Sul, essa média se eleva um pouco, ficando entre 20°C e 22°C.
Por outro lado, no Litoral, extremo Norte, Noroeste e Oeste, a média de temperatura se destaca, ficando entre 24°C e 26°C. No restante do estado, as médias históricas em fevereiro oscilam entre 22°C e 24°C.
Precipitações em Fevereiro
“O Litoral é uma das áreas mais afetadas pelas chuvas, devido à umidade proveniente do oceano e à influência da Serra do Mar, que favorece o levantamento do ar e, consequentemente, a formação de chuvas intensas”, detalha Reinaldo.
Por outro lado, as regiões próximas a Icaraíma e Querência do Norte, além de áreas como Cândido de Abreu e uma faixa que vai de Curitiba a Cerro Azul e Dr. Ulisses, apresentam os menores índices de precipitação, com uma média histórica de 100 mm a 125 mm ao longo de fevereiro.
Nas cidades próximas ao sul de Apucarana, os registros históricos de chuvas em fevereiro variam de 200 mm a 225 mm. Na região Noroeste, cidades como Castro e Jaguariaíva apresentam uma média que varia de 125 mm a 150 mm. Por fim, nas demais áreas do Paraná, a média histórica de chuvas oscila entre 150 mm e 200 mm.
