Crescimento Significativo no Turismo Paranaense
O ano de 2025 se mostrou promissor para o turismo no Paraná, com um aumento de 19% no número de visitantes em 42 atrações do Estado, quando comparado ao mesmo período de 2024. Entre janeiro e novembro, foram contabilizados 10.788.456 visitantes, superando os 9.000.958 do ano anterior. Esses dados foram coletados por meio do Viaje Paraná, um órgão ligado à Secretaria do Turismo, que fez o levantamento em colaboração com prefeituras e gestores das atrações. “Essa conquista é resultado do esforço conjunto do setor, pois um turismo mais forte traz mais empregos, reconhecimento e movimenta a economia dos nossos Territórios Turísticos”, destacou Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
Analisando os dados do período de janeiro a novembro, que soma 334 dias, a média diária de turistas nos 42 atrativos foi de aproximadamente 32.300. Se considerarmos a média mensal, cerca de 980.768 pessoas visitaram os locais durante esse ano. “O fluxo constante em nossos atrativos é um reflexo do trabalho de promoção que realizamos ao longo do ano, participando de feiras e eventos tanto no Brasil quanto no exterior. Além disso, demonstrar ao mercado e aos agentes de viagens a preparação do Estado para receber turistas impactou positivamente essa receptividade”, explicou Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
Atrações em Destaque e Sucessos no Litoral
Na capital Curitiba e na Região Metropolitana, atrações como o Jardim Botânico, a Torre Panorâmica, a Linha Turismo, a Ópera de Arame, o Museu Egípcio Rosacruz e o Museu Oscar Niemeyer (MON) tiveram mais de 2,1 milhões de visitantes. O trem operado pela Serra Verde Express, que conecta Curitiba a Morretes e foi considerado um dos passeios de trem mais bonitos do mundo pela Lonely Planet, transportou 270 mil pessoas entre janeiro e novembro, um aumento de 10% em relação aos 250 mil passageiros do ano anterior.
Em Pinhais, a Linha Turismo, que oferece passeios como a Rota da Cerveja, e o Bus Tour que parte de Curitiba em direção a locais como o Caminho do Vinho, em São José dos Pinhais, registraram 4.627 passageiros em 2025, um crescimento notável em comparação ao ano passado, quando foram apenas 1.993. Na cidade histórica da Lapa, o Museu Histórico, local onde é vendido o ingresso único que dá acesso a diversas atrações, teve 20.738 visitantes. Rio Negro também se destacou, recebendo 35.912 visitantes em seus Espaços Culturais do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa.
Movimentação no Litoral e Fortalecimento da Infraestrutura Turística
No litoral paranaense, a Associação de Barqueiros do Litoral Norte (Abaline) reportou um total de 383.162 passageiros embarcando para a Ilha do Mel. O restaurante Stazione, em Morretes, conhecido por atrair turistas que utilizam o trem pela Serra do Mar, serviu 40 mil refeições entre janeiro e novembro. O Parque Hisgeopar recebeu 80 mil visitantes, enquanto o Ekôa Park contabilizou 7.790 visitantes durante os eventos escolares e corporativos.
Principais Atrações do Oeste e Campos Gerais
O Parque Nacional do Iguaçu, abrigo das impressionantes Cataratas, uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo e considerado o principal atrativo do Brasil e da América do Sul segundo o TripAdvisor, recebeu mais de 4,8 milhões de visitantes no mesmo período. Outros locais em Foz do Iguaçu, como o Mercado Público Barrageiro e o Aquafoz, também mostraram grandes números, com 483.856 e 30 mil visitantes, respectivamente. O Autódromo Internacional de Cascavel teve cerca de 240 mil visitantes em nove eventos nacionais, enquanto o Museu de Paleontologia em Cruzeiro do Oeste, que abriga ossadas de dinossauros, recebeu 8.453 visitantes.
Na região de Campos Gerais, o Parque Estadual de Vila Velha e o Parque de Natureza Buraco do Padre, em Ponta Grossa, registraram mais de 120 mil visitantes. Já em Carambeí, o Lavandário Het Dorp teve 40.840 entradas, e o Centro Cultural Castrolanda, em Castro, recebeu 14.301 visitantes.
Na região Central, o Museu Histórico de Entre Rios, em Guarapuava, e o passeio turístico Bierweg, além do complexo Jurema Águas Quentes em Iretama, somaram 256,6 mil visitantes.
Por fim, na parte Norte e Noroeste do Estado, atrações como o Museu do Café em Londrina e o Parque de Exposições Ney Braga, entre outros, receberam mais de 1,7 milhão de pessoas de janeiro a novembro, confirmando o crescimento e a diversificação do turismo paranaense.
