Retomada dos Cruzeiros e Investimentos Estruturais
Após mais de dez anos sem receber navios de cruzeiro, o Espírito Santo começa a planejar uma nova fase para o turismo marítimo em sua capital, Vitória. O governo estadual vislumbra a retomada das operações para a temporada de 2027, inserindo essa iniciativa em um contexto mais amplo de crescimento e investimentos no setor turístico capixaba.
De acordo com Victor Coelho, secretário de Turismo do Estado, os esforços estão sendo realizados em parceria com a Fecomércio-ES, que está em processo de construção de um píer dedicado ao desembarque de passageiros. “Assim que as obras estiverem concluídas, iremos dialogar com as companhias de cruzeiros que operam no Brasil para que voltem a incluir Vitória em seus roteiros”, detalha o secretário.
Investimentos em Capacitação e Promoção
A iniciativa do governo não é recente. No ano passado, autoridades do setor se reuniram com representantes de grandes companhias para discutir a reabertura dos cruzeiros na região. Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, e Renê Hermann, diretor-geral da Costa Cruzeiros para a América do Sul, estavam entre os participantes das reuniões que visavam o crescimento turístico da cidade.
Nos últimos anos, o Espírito Santo tem intensificado os investimentos na área de turismo. Com um planejamento estratégico em vigor, o Estado espera crescer entre 15% e 20% anualmente no setor, impulsionado por ações de promoção, capacitação de profissionais e diversificação das ofertas turísticas ao longo do ano.
O novo Plano Estratégico de Marketing Turístico destaca a capacitação de operadoras e agências como uma prioridade. “Cada uma de nossas ações segue um planejamento específico. Para 2025 e 2026, identificamos que a capacitação de operadoras e agências será crucial. No ano passado, investimos R$ 10 milhões em promoção turística e para este ano, a previsão é de R$ 26 milhões”, ressalta Victor Coelho.
Eventos para Impulsionar o Setor
Um dos principais eventos promovidos como parte desse planejamento é o ESTour – Salão de Turismo Capixaba, que acontece de 25 a 28 de abril em Vitória. O evento reunirá o trade turístico para quatro dias de capacitação, imersão no destino e oportunidades de negócios. A PANROTAS estará presente, contribuindo para a divulgação e fortalecimento do turismo capixaba.
Melhorias na Hotelaria e Malha Aérea
Com o fortalecimento do turismo, a hotelaria e a malha aérea também devem se expandir. Victor Coelho afirma que a capacidade hoteleira no Espírito Santo tem crescido entre 10% e 15% ao ano, mas o governo já está promovendo ações para atrair novos investimentos. “Estamos cientes de que, em algum momento, haverá saturação. Por isso, estamos apresentando números do setor para estimular novos hotéis e meios de hospedagem nos principais destinos”, comenta.
Outro dado relevante é o ano de 2025, que se destacou no cenário aéreo, com mais de 3,5 milhões de passageiros movimentando o Estado. “Atualmente, a taxa de ocupação dos voos é de 75% a 80%. Temos um grande potencial para crescer e queremos chegar a 90%”, aponta o secretário.
Buscando Diversidade e Combate à Sazonalidade
O Espírito Santo está se empenhando em diversificar seus atrativos turísticos para combater a sazonalidade. Segundo Victor Coelho, o estado ainda vê picos de alta na temporada de verão, recebendo cerca de 40% dos turistas de Minas Gerais em busca de praias. “Estamos intensificando ações para o inverno, com foco na captação de eventos e no turismo de experiência. A diversidade capixaba é bem conhecida localmente, mas estamos prontos para expandir nossa oferta para o mercado nacional e internacional”, finaliza Coelho.
