A Votação Popular e os Finalistas
Está em andamento a votação popular para os “Profissionais de Destaque” do Prêmio Nacional do Turismo, que reconhece iniciativas inovadoras, sustentáveis e inspiradoras em todo o Brasil. Os interessados podem fazer suas indicações até a próxima segunda-feira, 1º de dezembro, através do site oficial do Ministério do Turismo. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 3 de dezembro de 2025, no Millennium Convention Center, a partir das 18h.
Os três finalistas da categoria “Governo – Técnicos” são profissionais com trajetórias notáveis e que têm contribuído significativamente para o desenvolvimento do turismo no Brasil. Conheça um pouco mais sobre cada um deles:
Bruno Dantas Muniz de Brito
Ph.D. em Geografia e Turismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Bruno Dantas é especialista em várias áreas do turismo e gestão pública. Desde 2019, ocupa o cargo de Diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Estado da Cultura e do Turismo de Roraima. Bruno é o idealizador das ROTAS AMAZÔNICAS INTEGRADAS (RAI) e atuou como Coordenador Geral do projeto entre 2021 e 2023. Além de ser Professor Associado na Universidade Estadual de Roraima (UERR), Bruno já coordenou cursos que alcançaram nota destacada no ENADE. Ele foi recentemente laureado com o Prêmio Mérito e Talento 2024 da ABBTUR na categoria Gestão Pública Estadual do Turismo, sendo também consultor sênior nas áreas de desenvolvimento regional, planejamento e marketing turístico.
Leia também: “Maior Evento de Turismo da América Latina Promete Movimentar R$ 30 Milhões”
Fonte: olhardanoticia.com.br
Danielle Cardoso de Moura
Com uma carreira de 28 anos na gestão pública, Danielle Cardoso é turismóloga e pesquisadora, com especialização em Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Atualmente, trabalha na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, onde lidera a Unidade Setorial de Controle Interno e o Observatório do Turismo. Sua gestão inclui a coordenação da Alumia, uma plataforma de inteligência turística que busca aprimorar a tomada de decisões através de dados. Com 14 anos de experiência focada no turismo nas esferas estadual e federal, Danielle é uma defensora apaixonada da gestão orientada por dados.
Edson Moroni
Edson Moroni traz mais de dez anos de experiência no setor de turismo, especialmente no ecoturismo e na valorização da biodiversidade de Mato Grosso do Sul. Biólogo de formação, ele é pós-graduado em Governança e Inovação no Turismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Desde 2023, atua como Gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística na Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS). Edson lidera projetos que promovem uma oferta turística diversificada e qualificada, focando em turismo de observação de aves, base comunitária, afroturismo e turismo acessível, além de iniciativas de proteção a crianças e adolescentes no setor.
Sobre o Prêmio Nacional do Turismo
Considerado o “Oscar” do turismo brasileiro, o Prêmio Nacional do Turismo é uma importante premiação que homenageia o trabalho e a criatividade de profissionais e iniciativas que promovem o setor em todo o país. A premiação é fruto de uma colaboração entre o Ministério do Turismo e o Conselho Nacional de Turismo (CNT), contribuindo para consolidar o turismo como um vetor significativo de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental no Brasil.
