Foco em Porto Seguro e Novas Experiências no Turismo Estudantil
Regiões encantadoras como Caraíva, Jericoacoara, São Miguel dos Milagres e Pipa têm atraído cada vez mais turistas no Nordeste brasileiro. Apesar do crescimento dessas localidades, uma se destaca como a preferida dos estudantes brasileiros para suas viagens de formatura: Porto Seguro, localizado no litoral sul da Bahia.
Conhecida por ser o ponto de chegada dos portugueses em 1500, Porto Seguro foi “redescoberta” pela Forma Turismo na década de 1990, quando a empresa começou a organizar viagens de formaturas para estudantes de todo o Brasil. Nos dias de hoje, as excursões para a cidade se tornaram quase lendárias entre os jovens.
“Posso afirmar com certeza que 2025 se destaca como o melhor ano da nossa história”, comentou Renato Costa, CEO e fundador da Forma Turismo, sem divulgar números específicos sobre o faturamento.
A trajetória de Costa com o turismo começou em 1993, quando organizou sua própria viagem de formatura, desencadeando sua paixão pelo setor que culminou na fundação da empresa quatro anos depois. Hoje, a Forma Turismo se consolidou como a maior operadora de turismo estudantil na América Latina, com foco em viagens de formatura, intercâmbios e experiências educativas.
“Porto Seguro continua sendo nosso principal produto, assim como nos anos 1990. Contudo, a experiência evoluiu para um festival que acontece durante mais de 30 dias em julho. Com cinco mil jovens por noite na maior arena de praia do Brasil, temos atrações diversificadas, como montanha-russa e roda gigante, criando um verdadeiro evento voltado para o público adolescente”, explicou Costa.
Além disso, o executivo destacou que, em 2025, a cidade baiana registrou recorde de visitantes pelos serviços da Forma, com um crescimento de quase 29% em comparação ao ano anterior. Já 95% das viagens para julho estão confirmadas, representando um aumento de até 30% em relação a 2025. Outras divisões da empresa, como a Forma 9, que oferece experiências exclusivas para estudantes do 9º ano, também apresentaram crescimento.
Recuperação e Inovação no Setor Turístico
A pandemia da Covid-19 trouxe enormes desafios ao setor de turismo, com a Forma Turismo tendo quase 90% de suas viagens canceladas durante os piores momentos da crise. “Foi uma fase bastante difícil, mas também de oportunidades. Quando olho para trás, percebo que estávamos preparados para enfrentar essa situação. Mantivemos uma gestão financeira saudável e fechamos lojas físicas que geravam altos custos”, lembrou Costa.
Com a recuperação do setor, a Forma Turismo aposta em inovações. Uma das principais estratégias é a entrada no mercado de parques temáticos e experiências educacionais, com investimentos de R$ 150 milhões até 2030. O objetivo é diversificar as fontes de receita, minimizando a dependência das viagens de formatura, afetadas na pandemia.
A inauguração do Sítio do Picapau Amarelo, em Atibaia (SP), está prevista para 2025. O parque de 30.000 m² terá atrações que remetem às histórias de Monteiro Lobato, com a meta de atrair 200 mil visitantes anuais nos primeiros três anos. Além disso, Costa mencionou a possibilidade de expansão com mais três parques temáticos na mesma área, embora detalhes ainda estejam sendo definidos.
Atualmente, o parque já representa 10% da receita da empresa, com expectativas de que esse número chegue a 40% até o final da década, à medida que as instalações se completem.
