Resultados do Programa Paraná em Ação
O programa Paraná em Ação, promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania, percorreu 29 municípios em 2025, oferecendo serviços essenciais à população. Ao todo, foram realizados 206.019 atendimentos, representando um expressivo aumento de 29,9% em relação aos 158.506 atendimentos realizados em 2024 e um crescimento de 89,36% em comparação a 2023, que contabilizou 108.793 atendimentos. Esse resultado reflete uma crescente demanda da população por serviços públicos organizados e acessíveis.
Durante as feiras de serviços, que reuniram diversas secretarias e instituições, 51.811 pessoas participaram, usufruindo de uma média de quatro serviços por indivíduo. Dentre os serviços oferecidos, a confecção da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) se destacou, com um total de 15.950 emissões realizadas.
Parcerias e Oportunidades de Emprego
Valdemar Jorge, secretário de Estado da Justiça e Cidadania, destacou a importância do programa, afirmando que “percebemos um crescente movimento pelos serviços prestados pelo governo e as prefeituras durante os eventos do Paraná em Ação”. Ele ressaltou ainda que os paranaenses puderam resolver pendências e renovar documentos de forma rápida e sem custo, além de receberem encaminhamentos para vagas de emprego e serviços de saúde.
O ano de 2025 começou com o evento em Pontal do Paraná, onde foram realizados 1.804 atendimentos, e culminou em Corbélia, no Oeste do Estado, com a prestação de 4.364 serviços. O mês de julho foi o mais movimentado, registrando 46.468 atendimentos distribuídos em cinco eventos realizados em cidades como Paranavaí, Ponta Grossa, Palotina, São José dos Pinhais e Paranaguá.
Impacto da Ação Conjunta
Jean Carlo Anselmo Ribeiro, chefe da Unidade Técnica Paraná em Ação, afirmou que os resultados alcançados evidenciam a eficácia da colaboração entre a Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, prefeituras e instituições parceiras. “Com mais de 51 mil participantes e destaque para as 15.950 emissões da Carteira de Identidade Nacional, essa atuação conjunta consolidou o programa como um importante instrumento de acesso à cidadania e de ampliação das políticas públicas no Estado”, afirmou Ribeiro.
Atendimentos Especiais e Ações Dedicadas
Em outubro, o programa também promoveu duas edições especiais em apoio à campanha do Outubro Rosa, voltada à prevenção do câncer de mama. Nessa ação, foram contabilizados 27.754 atendimentos, sendo 15.427 apenas no evento Paraná Rosa em Ação, que teve ações específicas voltadas ao público feminino.
Os municípios que mais se destacaram em número de atendimentos foram Londrina, com 15.708 serviços, seguida de Cascavel, que registrou 15.378 atendimentos, e São José dos Pinhais, com 13.521 serviços prestados. O programa oferece uma gama de serviços, incluindo, além da emissão de documentos, consultas e encaminhamentos para vagas de emprego, serviços de saúde, assistência social, atividades culturais e cadastro habitacional, entre outros.
Durante o ano, 13 edições foram realizadas em conjunto com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), sendo 12 em parceria com o Programa Justiça no Bairro, reforçando ainda mais a presença do Estado na vida dos cidadãos e seu compromisso com a cidadania.
