inclusão e Acessibilidade na Educação
A acessibilidade e a inclusão foram os pilares da maior revisão final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizada no Brasil, promovida pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O evento aconteceu na última sexta-feira, 7, e garantiu a participação de estudantes com necessidades especiais, oferecendo um conteúdo de alta qualidade e apoio de profissionais capacitados. A iniciativa foi um passo fundamental para que todos os alunos aproveitem ao máximo essa fase crucial de preparação para o exame.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, enfatizou a relevância de promover a inclusão na educação pública, especialmente em momentos decisivos como este. “Quando falamos em acessibilidade, não nos limitamos a rampas ou elevadores, que são essenciais, mas, acima de tudo, à capacidade de inserção. É sobre proporcionar um ambiente acolhedor, onde o aluno possa se identificar, participar e ter uma experiência plena”, destacou Sobral.
Esse evento também marcou a primeira colaboração entre a Seed e o Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe (Ipaese). Cerca de 20 alunos do Instituto, acompanhados por intérpretes, participaram ao lado de estudantes da rede estadual que fazem parte da comunidade surda. Essa união visou garantir igualdade de acesso ao conteúdo.
O Ipaese é reconhecido como a única escola bilíngue do estado e a única na região Nordeste que oferece Educação Básica completa para surdos. Ana Beatriz Casado, aluna do Ipaese, compartilhou sua empolgação ao participar da ‘Revisão Final’. “É a minha primeira vez aqui e estou animada. Minha expectativa é aprender ao máximo, absorver as informações e aproveitar todas as dicas para a prova, pois é um momento crucial”, declarou.
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A Experiência de Estudantes com Necessidades Especiais
Rafael Alves, estudante da 3ª série do Centro de Excelência Profissionalizante Professora Neuzice Barreto e do Pré-Universitário de Nossa Senhora do Socorro, também teve sua experiência como autista durante a preparação reconhecida. Ele ressaltou a atenção especial que recebeu: “Eu me sinto acolhido e bem tratado. Os coordenadores e professores estavam cientes das minhas necessidades e se esforçaram para me deixar confortável e melhorar meu estudo”, relatou.
A eficácia da política de inclusão se reflete no aumento da participação de estudantes com necessidades específicas. Eliane Passos, diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), comentou sobre esse avanço, afirmando que o esforço contínuo para acolher esses alunos é fundamental para fortalecer sua confiança na realização das provas. “Esse resultado é fruto de um trabalho árduo, um processo de conquista e perseverança, buscando garantir que todos se sintam acolhidos”, afirmou a diretora.
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Compromisso com a Equidade
A inclusão se tornou um princípio ativo nas ações da Seed. Ao investir em acessibilidade plena, o Governo de Sergipe não apenas cumpre seu papel social e legal, mas também promove a equidade de oportunidades. A maior revisão final do Enem se torna, assim, uma real chance para que todos os estudantes possam traçar seu caminho rumo ao ensino superior, assegurando que ninguém fique para trás.
