Promoção da Equidade Racial no Turismo
O CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina) esteve presente na ABAV Expo 2025, uma das principais feiras de turismo do Brasil, que ocorreu no Rio de Janeiro entre 8 e 10 de outubro. O evento contou com uma programação dedicada à promoção da equidade racial e ao fortalecimento do afroturismo, considerado um motor essencial para o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo.
Durante a feira, o CAF e a Embratur apresentaram, no dia 9, o Guia Prático de Equidade Racial no Turismo durante o ABAV Talks. Este guia é fruto de uma parceria estabelecida em 2024, com o objetivo de impulsionar o afroturismo no país e apoiar a internacionalização de negócios liderados por empreendedores negros. O material oferece diretrizes concretas para que as empresas do setor enfrentem desigualdades estruturais, promovendo a valorização da identidade e o protagonismo negro nas atividades turísticas.
Leia também: Quissamã Brilha na ABAV Expo 2025: Impulsionando o Turismo e o Desenvolvimento Econômico
Fonte: omanauense.com.br
Leia também: Roraima Impulsiona Turismo Inclusivo e Sustentável na ABAV Expo 2025
Fonte: cidaderecife.com.br
Além do Guia, no dia 10, foram discutidos o plano estratégico para a promoção internacional do Afroturismo e a elaboração de um mapa estratégico que une afroturismo e diversidade.
“O afroturismo se revela como um movimento cultural e, ao mesmo tempo, uma grande oportunidade de negócios, fortalecendo a economia por meio da diversidade. Junto à Embratur, o CAF trabalha para internacionalizar empreendimentos afrobrasileiros, ampliando sua participação nas cadeias globais de turismo e promovendo um setor que combate práticas racistas. Com iniciativas como este guia, estamos avançando em direção a um turismo mais inclusivo, competitivo e representativo”, destacou Estefanía Laterza, representante do CAF no Brasil.
Leia também: Círio de Nazaré: A Fusão de Fé, Cultura e Economia em Belém
Fonte: vitoriadabahia.com.br
Leia também: Abav Expo: Feira de Turismo da América Latina promete injeção de R$ 30 milhões na Economia do DF
Fonte: olhardanoticia.com.br
O afroturismo também se destacou como um segmento promissor durante a feira. No primeiro dia do evento, 15 empreendedores afrobrasileiros participaram de uma rodada de negócios com compradores internacionais da América Latina, Europa, Estados Unidos e Canadá. Esta ação inédita reforçou a importância de criar novas oportunidades econômicas que valorizem a cultura e a diversidade.
A programação da ABAV Expo 2025 incluiu diversos workshops e um painel intitulado “Afroturismo em Expansão: Desafios e Oportunidades para o Futuro”. Neste painel, contaram com a presença de Eddi Marcelin, diretor de Diversidade do CAF, e Estefanía Laterza. O debate trouxe à tona experiências, boas práticas e os próximos passos para consolidar o turismo como um instrumento de inclusão e desenvolvimento regional.
Segundo Eddi Marcelin, a participação em eventos como a ABAV Expo 2025 reafirma o compromisso do CAF em promover a igualdade racial e de gênero, fortalecendo a presença de grupos historicamente sub-representados no turismo e ampliando as oportunidades de desenvolvimento sustentável e inclusivo na América Latina e no Caribe.
As ações que fazem parte da cooperação técnica entre o CAF e a Embratur são fundamentais para promover a diversidade, combater o racismo e fortalecer a economia criativa. A parceria também visa a criação do Mapa de Afroturismo no Brasil e a realização de programas de capacitação para empreendedores, ampliando sua inserção no mercado global.