Reconhecimento da Educação em São Francisco de Itabapoana
São Francisco de Itabapoana celebra uma conquista significativa na área da educação. Um projeto desenvolvido pela professora Edilane Cardoso, da Escola Modelo Municipal Herval Luiz dos Santos Batista, foi selecionado entre as dez melhores práticas na etapa estadual do Prêmio Magda Soares. A cerimônia ocorreu na segunda-feira, dia 24, no Rio de Janeiro.
A prática intitulada “Escrevendo Nossa História: Jornada de Leitura e Escrita do 5º ano” tem como objetivo a recomposição das aprendizagens. A iniciativa surgiu após a análise dos resultados do 1º ciclo das avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), onde a turma apresentou um desempenho abaixo do esperado. Com isso, a professora estabeleceu uma meta: a leitura de textos e livros se tornou obrigatória em todas as aulas.
Leia também: Teatro de Fantoches na Emeb Judith Almeida Curado Arruda: Educação de Trânsito de Forma Lúdica
Fonte: feirinhadesantana.com.br
Leia também: Em Mojuí dos Campos, programa trabalha a formação ‘Leitura e Escrita na Educação Infantil’
Fonte: olhardanoticia.com.br
O processo incluiu leitura coletiva e individual, com o uso de microfone, estimulando a participação ativa dos alunos. “No que diz respeito à escrita, direcionamos nosso foco para a leitura das produções de cada estudante. Isso os levou a perceber áreas de melhoria, resultando em reescritas que aprimoraram seus trabalhos. Este resultado demonstra o compromisso das nossas instituições de ensino com a aprendizagem e reforça que estamos trilhando um caminho promissor na construção de uma educação pública cada vez mais qualificada, inovadora e comprometida com as crianças”, destacou Edilane.
Leia também: Cursos Técnicos Gratuitos: Estado do ES Abre Mais de Mil Vagas para Inscrições
Fonte: jornalvilavelha.com.br
Leia também: Novembro Negro 2025 em Juazeiro: Uma Celebração à Cultura Negra e à Justiça Racial
Fonte: soudejuazeiro.com.br
A articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Lilian Ricardo Gomes, também enfatizou a importância do prêmio. “Figurar entre as dez melhores práticas do estado do Rio de Janeiro é um reconhecimento do esforço de nossos profissionais e da seriedade do trabalho realizado nas escolas. O Prêmio Magda Soares representa uma oportunidade valiosa de valorização da nossa rede de ensino. No próximo ano, estaremos ainda mais preparados para expandir nossas conquistas e evidenciar a força da educação de São Francisco de Itabapoana”, afirmou Lilian.
