Obra Estratégica entre Guaratuba e Garuva
No último sábado (20/12), o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, oficializou o início das obras de duplicação da PR-412, que liga Guaratuba, no Litoral paranaense, a Garuva, na fronteira com Santa Catarina. O investimento totaliza R$ 254,5 milhões e visa melhorar a trafegabilidade e segurança da rodovia, um ponto crucial para o fluxo de turistas e transportes na região.
A duplicação abrange um trecho de 12,81 quilômetros, começando na divisa entre os estados e se estendendo até a rotatória que dá acesso ao Balneário Coroados, situado no perímetro urbano de Guaratuba. A obra inclui a substituição da rotatória por um viaduto, facilitando o tráfego tanto em direção ao estado vizinho quanto na circulação interna do município.
“A área do Paraná é muito turística, com grande movimentação de veranistas e moradores. Já a parte de Garuva é mais voltada para logística, dada a intensa atividade de caminhões gerada pelo porto de Itapoá”, explicou Ratinho Junior. “Essa obra é vital para evitar congestionamentos no verão, além de promover mais segurança e conforto para todos que utilizam a rodovia”, avaliou.
Detalhes do Projeto de Duplicação
O projeto de duplicação contempla a construção de uma pista paralela ao traçado atual, com pavimento asfáltico, e a restauração da rodovia existente. As novas faixas terão 3,6 metros de largura, acompanhadas de acostamentos externos de 2,5 metros. Para aumentar a segurança, a rodovia contará com um canteiro central de 2,2 metros, além do alargamento da pista já existente.
Prevendo a minimização dos impactos no tráfego durante a execução, as novas pistas serão construídas primeiro. Após a transferência do tráfego, a pista atual passará por restauração. Em locais onde o espaço é restrito, como nas proximidades do Rio da Praia, o canteiro central será substituído por barreiras de concreto para garantir a segurança dos motoristas.
No entroncamento com a PR-808, que dá acesso a Itapoá, haverá ajustes na interseção, juntamente com a relocação do módulo da Polícia Rodoviária Estadual. A ciclovia também será implantada do ponto de acesso até o centro urbano de Guaratuba, promovendo um meio de transporte alternativo seguro.
Adicionalmente, o projeto incluirá três retornos em nível e a substituição da ponte sobre o Rio da Praia por uma galeria de concreto, além de melhorias no sistema de drenagem, relocalização de postes e redes de saneamento, nova sinalização e dispositivos para redução de velocidade, visando aumentar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
Um Acordo que Beneficia Ambos os Estados
A duplicação da PR-412 faz parte de um plano coordenado com o lado catarinense, assegurando a continuidade da rodovia na divisa. Durante a cerimônia de assinatura do convênio, Ratinho Junior e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, selaram um acordo que resolve uma disputa judicial entre os estados, homologado pelo Supremo Tribunal Federal, que se arrastava desde 1991, focando em questões relacionadas a royalties de petróleo.
“Esse trecho de 12 quilômetros entre Guaratuba e Garuva já estava previsto em nosso cronograma. Diante da dívida que Santa Catarina ganhou na Justiça, decidimos antecipar a quitação e transformar esse recurso em obra. Isso não só beneficia ambos os estados, como também soluciona uma pendência antiga e melhora a infraestrutura e o desenvolvimento local”, disse Ratinho Junior.
O governador Jorginho Mello reforçou a relevância do corredor viário para a economia e o turismo, destacando a colaboração entre os estados para a realização das obras. “Estamos focando no futuro. A transformação que se inicia hoje não só beneficiará a temporada de verão, mas contribuirá para um crescimento contínuo da economia e do turismo na região”, afirmou.
Conforme o acordo, o Governo do Paraná também será responsável por realizar obras de infraestrutura em Santa Catarina, especialmente na cidade de Garuva, beneficiando Itapoá. As intervenções envolverão a restauração e duplicação de 19,1 quilômetros da SC-417, com foco em melhorias para aumentar a capacidade da rodovia e a segurança do tráfego.
Entre as obras projetadas estão a duplicação do viaduto próximo à BR-101, a construção de um novo viaduto na interseção com a SC-416 e outros na Acesso Leste de Garuva, além de rótulas, interseções, passarelas e viadutos elevados.
O investimento total do acordo chega a R$ 365,3 milhões, sendo R$ 273,6 milhões referente à obrigação judicialmente reconhecida, enquanto o restante é um aporte adicional do Governo do Paraná.
