Iniciativa de Educação em Prevenção

Brasília (DF) – No último fim de semana, em celebração ao Dia das Crianças, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou o início do programa Defesa Civil na Escola no estado do Piauí. O evento contou com a presença de especialistas da Defesa Civil Nacional e marcou a certificação de 45 estudantes como multiplicadores da cultura de prevenção.

Esse lançamento representa um avanço significativo para a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). Loiane Souza, coordenadora-geral de Apoio à Mitigação da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), participou da cerimônia e enfatizou a importância da formação de jovens como agentes de mudança. “Estamos falando da capacitação de crianças e adolescentes em ações de proteção e defesa civil, englobando prevenção e mitigação. Essas são ações fundamentais para a PNPDEC. O projeto é uma semente que capacita e motiva os alunos a compartilhar informações e conhecimentos antes que um desastre aconteça. A escola é o ambiente ideal para essa educação”, disse Loiane.

Em colaboração com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o programa adota uma metodologia dinâmica e interdisciplinar, com planos de expansão para centenas de municípios no Piauí. A proposta é que cada escola se transforme em um espaço de pesquisa e diagnóstico, monitorando fenômenos socioambientais e promovendo ações que contribuam para a redução das vulnerabilidades nas comunidades.

“Para nós, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, é uma grande satisfação participar de um evento em que um estado do Nordeste implementa um programa tão robusto, que alcançará diversas cidades. Os jovens são fundamentais como agentes transformadores e multiplicadores”, acrescentou Loiane.

O Piauí se torna o segundo estado do Nordeste a adotar essa metodologia nas escolas. Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil do Piauí, destacou que “estamos utilizando uma abordagem reconhecida pela Unicef. Portanto, embora o evento tenha um caráter estadual, seu impacto é internacional”.

Exit mobile version