A Cultura Sound System e Sua Influência Global
A cultura sound system, um dos maiores exemplos da preservação da memória e do patrimônio musical,originou-se na Jamaica e se espalhou pelo mundo no decorrer do século 20. Para celebrar essa rica diversidade cultural e a forte presença desse movimento na cidade de São Paulo, o projeto Mapa Sound System Brasil promoverá uma ocupação no Tendal da Lapa, localizado na Zona Oeste da capital, no dia 28 de fevereiro, das 14h às 20h.
Com entrada gratuita, a programação do evento #OCUPASOUNDSYSTEM contará com uma série de atividades, incluindo bate-papos, oficinas, vivências de dança, exibição de documentário, feira criativa, além de uma imperdível sessão musical com os tradicionais paredões de sound system, no melhor estilo jamaicano.
Uma Viagem pela História do Som
De acordo com a produtora cultural, DJ e pesquisadora Dani Pimenta, que faz parte do Mapa Sound System Brasil, “a cultura sound system se expandiu globalmente e, através de uma via diaspórica, foi impactada e transformada por diversas outras culturas. O resultado são centenas de sistemas de som, inspirados nos moldes jamaicanos, espalhados pelo mundo. No Brasil, a história sonora dessa cultura é transmitida de geração em geração, preservando a trajetória e criando novas memórias”.
O Mapa Sound System Brasil dedica-se a pesquisar a cultura de amplificação do reggae e do dub no Brasil. Idealizado em 2014, o projeto começou como uma série de entrevistas publicadas no site Groovin Mood e, em 2019, transformou-se em um livro ilustrado, que catalogou mais de 120 sound systems. Em 2021, a iniciativa se consolidou como uma plataforma digital e recebeu reconhecimento ao ser finalista do Prêmio Profissionais da Música na categoria Livros Musicais.
Parceria e Inovação no Mapeamento Cultural
A proposta conta com a parceria do Sonic Map, desenvolvido pela Sonic Street Technologies da Goldsmiths University, em Londres. Essa colaboração torna o projeto pioneiro na América Latina em mapear sound systems dedicados à amplificação da música reggae.
“A força dessa cultura é tamanha que sua influência foi crucial para o surgimento de gêneros como o hip hop — idealizado pelo jamaicano DJ Kool Herc e sua irmã Cindy Campbell no Bronx — e a música eletrônica, que tem suas raízes diretamente ligadas ao dub, uma técnica de estúdio jamaicana que se transformou em um gênero musical distinto”, afirma Natan Nascimento, DJ e produtor cultural, também integrante do Mapa Sound System Brasil.
Fortalecendo as Raízes do Reggae e do Dub em SP
A programação visa ampliar o acesso à cultura sound system, promover o intercâmbio de saberes e fortalecer a memória e a diversidade do reggae e do dub na metrópole paulista. Este projeto foi contemplado na 8ª Edição do Programa Municipal de Fomento à Linguagem de Cultura Reggae/Rastafari, da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.
Informações do Evento
Evento: #OCUPASOUNDSYSTEM
Data: 28 de fevereiro de 2026
Horário: 14h às 20h
Local: Tendal da Lapa – Rua Guaicurus, 1100 – São Paulo (SP)
Entrada: Gratuita
