Iniciativa Promissora para o Trânsito de Curitiba
Nesta segunda-feira (9), durante a reunião da Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), foram aprovadas oito proposições que agora estão prontas para debate e votação no plenário. O encontro foi conduzido por Guilherme Kilter (Novo), acompanhado por Renan Ceschin (Pode), Bruno Secco (Republicanos), Meri Martins (Republicanos) e Professora Angela (PSOL).
Entre as propostas discutidas, destacou-se o projeto de lei da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União), que introduz a campanha “No trânsito, o maior cuida do menor”. De acordo com a relatora Meri Martins, o parecer favorável ressalta que a campanha está em sintonia com a política nacional de mobilidade urbana.
Segundo a autora, essa iniciativa visa promover a segurança e o respeito mútuo entre os diversos usuários das vias, incentivando condutas responsáveis por parte de veículos de maior porte em relação aos que têm menor porte, além de pedestres e ciclistas (005.00590.2025).
Projetos Que Incentivam o Turismo Religioso e a Inclusão Cultural
Na mesma reunião, foram aprovados outros três projetos de lei. Um deles, proposto pela vereadora Rafaela Lupion (PSD), estabelece a Rota do Turismo Católico de Curitiba. O objetivo é impulsionar o turismo religioso e fortalecer a economia criativa ligada à fé e ao patrimônio histórico da cidade, reunindo importantes igrejas centenárias, santuários muito visitados e espaços de memória (005.00677.2025).
Outro projeto, de autoria do vereador Lórens Nogueira (PP), institui a Política Municipal de Inclusão e Acesso ao Fomento Cultural. A proposta busca ampliar o acesso de artistas de grupos tradicionais, discriminados e vulneráveis aos recursos disponíveis nos editais culturais. Apesar de ter recebido um parecer contrário do relator, Guilherme Kilter, por existir legislação semelhante, a proposta foi aprovada pela maioria dos vereadores.
Além disso, a vereadora Delegada Tathiana também apresentou um terceiro projeto, que cria a Campanha Municipal de Conscientização e Incentivo à Participação Política da Juventude. O intuito é estimular o protagonismo juvenil e aumentar a participação política em Curitiba (005.00680.2025).
Homenagens e Denominações de Importância
Durante a mesma sessão, foi aprovada uma denominação oficial proposta pelo vereador Serginho do Posto (PSD). O Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques, conhecido como Creafro, será reconhecido como um dos logradouros públicos da capital (008.00021.2025).
Ainda na pauta, outras três solicitações de homenagens estão prontas para votação no plenário. As homenagens incluem uma proposta da vereadora Carlise Kwiatkowski (PL) ao Dr. Ricardo Carlini, outra do vereador Angelo Vanhoni (PT) a David Pereira de Vasconcelos e, por fim, uma homenagem de Meri Martins à rua Eng. Paulo Gustavo Sommer (respectivamente 009.00017.2025, 009.00019.2025 e 009.00020.2025).
Além disso, a vereadora fez um pedido de vista a respeito da Política de Educação Inovadora, o que pode trazer novos desdobramentos para os debates futuros na câmara.
