quinta-feira, outubro 16

Uma Nova Abordagem Educacional

Na manhã desta quinta-feira, 9, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) apresentou um plano inovador para incluir arte e cultura no currículo das escolas de tempo integral do Tocantins. Este projeto foi desenvolvido em colaboração com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A proposta, anunciada inicialmente pelo Ministério da Cultura e pelo Ministério da Educação no último dia 8 de setembro, visa integrar arte, cultura e educação nas escolas públicas, fortalecendo não apenas a formação acadêmica dos alunos, mas também a valorização da identidade cultural local.

No Tocantins, o plano busca a circulação, produção e difusão da diversidade cultural e artística nas escolas de tempo integral, com foco nas modalidades de Educação do Campo, Educação Escolar Quilombola e Educação Escolar Indígena. A iniciativa prioriza as instituições de ensino que se encontram em regiões de vulnerabilidade socioeconômica e cultural, garantindo a inclusão de comunidades que historicamente não têm acesso a essas manifestações artísticas.

Ações Previstas para a Formação Cultural

Entre as diversas ações programadas, destacam-se formações em linguagem audiovisual e escrita criativa, imersões artísticas, residências de artistas nas escolas, visitas a instituições culturais, mostras audiovisuais, exposições fotográficas e lançamentos de livros. Todas essas atividades têm como objetivo envolver não apenas os estudantes, mas também professores, artistas e a comunidade local, promovendo o reconhecimento e a valorização da cultura que reside em cada território.

A proposta final do Estado, visando desenvolver a ação Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral, deve ser submetida até o dia 17 de outubro através do portal Transfere Gov.

Compromisso com a Democratização Cultural

A secretária interina da Secult, Valéria Kurovski, enfatizou a relevância do projeto na democratização do acesso à cultura no Tocantins. “A adesão a essa ação representa uma oportunidade de integrar arte, educação e identidade cultural nas escolas tocantinenses, permitindo que os alunos de diferentes regiões se reconheçam e se expressem culturalmente. Esta reunião reforça nosso compromisso com a promoção do acesso à cultura no Estado”, afirmou.

O coordenador da Licenciatura em Música da UFT, Juliano Casimiro, sublinhou o impacto social desta iniciativa. “Transformar as escolas em centros de democracia cultural e artística é um avanço significativo para o estado e seus efeitos serão sentidos por muito tempo. É essencial que crianças e adolescentes reconheçam e participem ativamente da cultura de seus territórios, ampliando sua compreensão sobre arte e identidade”, declarou.

Uma Oportunidade de Aprendizado e Parcerias

Adriana dos Reis Martins, coordenadora do curso de Teatro da UFT, destacou que a ação oferece uma oportunidade única de aprendizado mútuo. “Este é um momento para solidificar a presença da arte nas comunidades e nas escolas de tempo integral, fomentando parcerias entre universidades, escolas e as comunidades. Estamos atualmente na fase de inscrição para o edital e nos empenharemos para que a execução do projeto seja ampla e inclusiva”, ressaltou.

Além das lideranças mencionadas, a reunião contou com a presença do superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda dos Santos; da assessora de Gabinete da Secult, Lara Faez; do diretor de Convênios e Prestação de Contas, Jean Carlos Silva; e da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Tocantins, Mayra Cabral. A colaboração entre essas entidades é fundamental para o sucesso da iniciativa, que promete transformar a educação e a cultura no estado.

Com essa proposta, o Tocantins dá um passo importante para a valorização da diversidade cultural, promovendo uma educação que transcende o simples aprendizado acadêmico e se conecta de forma profunda com a formação da identidade dos alunos.

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