Mudanças Climáticas e Previsões para o Paraná
O fim de semana no Paraná promete ser um alívio nas temperaturas, especialmente na faixa Leste do estado. No entanto, no Interior, os termômetros ainda devem marcar temperaturas próximas aos 30°C. O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) prevê a formação de nuvens de tempestade devido a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil, combinado com uma frente fria que se deslocará pelo oceano. Isso resulta em chuvas intensas, especialmente na região litorânea.
Na manhã desta sexta-feira (20), áreas de instabilidade já se faziam notar na região Oeste do Paraná. Entre 8h e 9h, Palotina registrou 4,2 mm de precipitação. “Atualmente, um sistema de baixa pressão atua entre o Paraguai, o Norte da Argentina e o Sul do Brasil, favorecendo a formação de linhas de instabilidade. Gradualmente, as áreas de chuva se deslocam do Sudoeste para o Nordeste, afetando praticamente todo o Paraná”, explica Samuel Braun, meteorologista do Simepar.
Temperaturas e Risco de Tempestades
No Norte do Paraná, as temperaturas ainda podem alcançar até 35°C nesta sexta-feira. Esse calor extremo é um combustível para a formação de tempestades, com maior potencial nas regiões Noroeste, Norte, Campo Gerais e Leste, que abrange a área entre Curitiba e as praias. Em particular, o Litoral paranaense enfrenta um alerta quanto às chuvas, que devem ser volumosas em várias cidades.
“A frente fria se desloca pelo oceano. Embora esteja distante do Paraná, à medida que esse sistema se afasta até sábado, haverá uma mudança na direção dos ventos, especialmente no setor Leste. Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, a partir da noite desta sexta, os ventos vão soprar de Leste e Sudeste, trazendo umidade do oceano”, detalha Braun.
De acordo com as previsões, algumas cidades do Litoral paranaense podem registrar acumulados de chuva superiores a 100 mm, e as regiões da Serra do Mar podem ver volumes aproximando-se dos 200 mm nas próximas 24 a 48 horas.
Alertas e Riscos para a População
O Boletim de Gestão de Riscos, elaborado pelo Simepar em conjunto com a Defesa Civil Estadual, informa que nesta sexta-feira (20) há um risco elevado para o Sul do Paraná, com possibilidade de tempestades severas, chuvas intensas em curtos períodos, alagamentos e rajadas de vento que podem causar destelhamentos e quedas de galhos de árvores.
Para o sábado, as temperaturas na faixa Leste devem apresentar uma queda mais significativa devido à cobertura de nuvens e chuvas que ocorrerão ao longo do dia. Em Curitiba, a previsão é que as máximas, que podem chegar a 29°C nesta sexta (20), caiam para 23°C entre sábado (21) e segunda-feira (23). Já em Antonina, onde as temperaturas podem atingir 30°C na sexta, os valores caem para entre 24°C e 25°C durante o fim de semana.
Amanhã e Ao Longo da Semana: O Que Esperar
No Interior do Paraná, o sábado será abafado, com potencial para novas tempestades nas regiões Oeste, Noroeste e Norte, mantendo temperaturas próximas aos 30°C. No domingo (22), espera-se um leve declínio nas temperaturas do Oeste, que podem variar entre 26°C a 27°C, enquanto no Norte as máximas devem começar a diminuir um pouco mais apenas na terça (24), chegando a valores entre 25°C e 27°C.
Durante o domingo, a chuva pode ocorrer de forma ocasional, principalmente nas horas mais quentes do dia. “A probabilidade de tempestades no interior é um pouco menor no domingo. No entanto, no Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba, o vento continuará a trazer umidade do oceano, resultando em um céu nublado e temperaturas com pouca variação, além de chuvas ocasionais ao longo do dia”, afirma Samuel.
Na segunda-feira (23), a instabilidade deve persistir no Paraná devido ao ar quente e úmido. Por isso, a população deve estar atenta aos alertas da Defesa Civil Estadual, que monitora as condições climáticas em tempo real com auxílio dos meteorologistas do Simepar.
Em caso de emergência, as informações são disponibilizadas através de alertas por SMS ou WhatsApp. O cadastro para receber essas notificações é gratuito; para se inscrever, basta enviar o CEP via SMS para o número 40199. Para autorizar os alertas via WhatsApp, é necessário adicionar o número 61 2034-2611 e iniciar uma conversa, podendo se cadastrar com o CEP, município ou localização.
Em situações mais críticas, alertas também são enviados por tecnologia cell broadcast, que não requer cadastro prévio.
