Ampliação de Testes e Diagnósticos
O Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR) está passando por uma significativa expansão em sua capacidade de diagnosticar tuberculose, graças a um investimento de R$ 1,8 milhão da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Com a recente aquisição de cinco equipamentos GeneXpert, a unidade se destaca por oferecer uma das redes de monitoramento mais rápidas e precisas do Brasil.
O GeneXpert é uma tecnologia inovadora que realiza testes moleculares rápidos, permitindo a detecção da bactéria da tuberculose com uma eficiência muito superior aos métodos tradicionais. Um dos grandes diferenciais dessa tecnologia é a capacidade de identificar, ao mesmo tempo, se a bactéria apresenta resistência antimicrobiana, o que é fundamental para um tratamento adequado.
Este avanço não apenas otimiza o diagnóstico, mas também permite que os médicos determine, já no início do atendimento, o antibiótico mais eficaz para o paciente, aumentando, assim, as chances de cura e minimizando a transmissão da doença.
“Ao direcionar R$ 1,8 milhão para a expansão da rede GeneXpert do Lacen-PR, o Governo do Estado fortalece a resposta ágil e qualificada contra a tuberculose, uma doença que ainda representa um grande desafio para a saúde pública”, afirmou Beto Preto, secretário estadual da Saúde.
