Paraná Eleva a Educação em Tempo Integral
O Paraná se firmou como um dos estados brasileiros com a maior oferta de Educação em Tempo Integral. Entre 2022 e 2024, o Estado experimentou um impressionante crescimento de 128% nas matrículas desse modelo, resultando em 55,1 mil novas vagas, de acordo com o 1º Relatório de Monitoramento do Programa Escola em Tempo Integral, publicado pelo Ministério da Educação. Apenas o Pará, com um aumento de 190%, e o Piauí, com 136%, superaram o Paraná no mesmo período.
Quando comparado à média nacional, o avanço na Educação em Tempo Integral no Paraná se torna ainda mais notável. O Brasil, durante os Censos Escolares de 2022 e 2024, observou um aumento de apenas 18,3% no número de matrículas que atendem aos critérios de tempo integral, subindo de 2.169.259 para 2.567.900.
Crescimento Notável nas Escolas Estaduais
Desde 2019, o Paraná incrementou suas escolas estaduais em tempo integral, passando de 73 para 412 unidades em 2025, com a meta de alcançar 486 escolas até 2026. Essa modalidade proporciona aos alunos uma permanência média de nove horas diárias na escola, oferecendo cinco refeições, acompanhamento pedagógico e atividades culturais, esportivas e tecnológicas. O programa Paraná Integral foi institucionalizado como uma política pública permanente através de legislação específica.
Roni Miranda, secretário estadual da Educação, enfatiza a estratégia por trás desse investimento: “A decisão de focar na educação em tempo integral é uma política de Estado. Não se trata apenas de aumentar o tempo na escola, mas de oferecer aos estudantes a chance de aprofundar o conhecimento e acessar atividades complementares que impactam positivamente os resultados acadêmicos. É uma verdadeira transformação na educação básica do Paraná”.
Resultados Expressivos no IDEB
Os frutos desse investimento já podem ser vistos nos indicadores de avaliação. O Paraná avançou da 7ª posição no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2019, alcançando a 1ª colocação em 2021 e mantendo essa liderança em 2023, com desempenho destacado especialmente nas escolas de tempo integral.
No ensino médio, as instituições com educação em tempo integral no Paraná apresentaram um crescimento de 18% na nota média do Ideb, sendo o maior aumento do Brasil entre 2021 e 2023. Nos anos finais do ensino fundamental, 65,6% das escolas integrais elevaram suas notas, com uma média de variação positiva de 14,3%, superando em quase 12 pontos porcentuais as demais instituições.
Inauguração de Nova Escola e Investimentos Estruturais
Com um investimento de R$ 10 milhões, uma escola em Cascavel foi recentemente inaugurada após reforma completa. O secretário Roni Miranda também destaca o impacto social da Educação em Tempo Integral: “Além de aumentar o tempo na escola, buscamos proporcionar uma formação mais aprofundada. O modelo integral também facilita a rotina das famílias e contribui para a segurança de crianças e jovens”.
Crescimento Planejado da Rede
A expansão do Programa Paraná Integral é cuidadosamente planejada e considera a infraestrutura das escolas, a logística de transporte e o diálogo com a comunidade escolar. Há estudos em andamento até 2029 para identificar instituições que podem expandir seu espaço para incorporar o ensino integral, conforme explica Marytta Rennó, coordenadora do Programa Paraná Integral: “Temos a melhor frequência na rede e resultados superiores nas avaliações externas e internas que influenciam o Ideb”.
Os estudantes beneficiados pelo programa têm a oportunidade de se aprofundar em disciplinas como matemática, linguagens e ciências, com um planejamento pedagógico que integra esses componentes. “Investimos para que o planejamento dos professores, em colaboração com pedagogos e coordenadores, favoreça uma prática que engaje os alunos e estimule a curiosidade, resultando em um aprendizado significativo”. A proposta pedagógica busca, ainda, respeitar as realidades de cada localidade, conectando o currículo às vocações regionais, como agricultura e indústria, aproximando a escola da vida dos estudantes.
