Resultados Positivos de Curitiba
Curitiba se destacou em 2025 como a cidade líder na criação de empregos com carteira assinada na Região Sul do Brasil, apresentando um saldo positivo de 14.689 novas vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na última quinta-feira, 29 de janeiro, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Essa diferença expressiva é fruto de 574.155 admissões contra 559.466 demissões durante o ano.
A capital paranaense superou Porto Alegre, que gerou 14.050 novos postos, e Florianópolis, com 6.257 empregos formais. O setor de serviços foi o grande responsável por essa performance, com 12.003 vagas criadas, seguido pelo comércio (2.853), indústria (1.590) e agropecuária (83). Em contraponto, o setor da construção civil foi o único a registrar um balanço negativo, perdendo 1.840 postos de trabalho.
“Curitiba tem estruturada uma forte política de apoio à geração de empregos e promove eventos e ações voltados a aproximar quem procura emprego de quem está contratando. Em 2025, lançamos o Sine Móvel, o Tarifa Zero a Caminho do Emprego e ampliamos os mutirões de contratação. Esse bom resultado nos números também é reflexo desse esforço”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel, destacando a importância dessas iniciativas.
Sozinha, Curitiba representa 18% dos postos de trabalho gerados no Paraná ao longo do ano, que totalizou 80.665 novas oportunidades.
Taxa de Desemprego em Queda
No terceiro trimestre de 2025, Curitiba apresentou uma taxa de desemprego de apenas 4,3%, uma das menores do Brasil, de acordo com dados do IBGE. Essa taxa, considerada por economistas como sinal de pleno emprego, evidencia a eficiência das políticas implementadas para reduzir o desemprego na região.
Fatores como a capacitação da mão de obra e a realização de mutirões de emprego, além de políticas de apoio ao empreendedorismo e programas sociais, têm contribuído para essa diminuição na taxa de desemprego. Um exemplo destacado é o programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, que oferece passagens de ônibus gratuitas para trabalhadores que foram encaminhados pelo Sine, facilitando assim o deslocamento para entrevistas de emprego.
