A Revolução no Tratamento de Água em Matinhos
Recentemente, a Sanepar implantou um novo sistema de tratamento de água em Matinhos, no Litoral do Paraná, que promete transformar o abastecimento local. Este equipamento, conhecido como floco-decantador, foi implementado em um tempo recorde e já mostra resultados positivos, oferecendo maior segurança hídrica para moradores e turistas nesta temporada de verão. Com a nova tecnologia, a Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade conseguiu manter suas operações mesmo durante dias de chuvas intensas.
A obra, finalizada em dezembro, teve um investimento significativo de R$ 6,1 milhões e resultou em uma eficiência maior na estação de tratamento. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou que a nova tecnologia garante a operação da ETA Matinhos mesmo quando a turbidez da água aumenta devido à movimentação de matéria orgânica nos dias chuvosos. “O floco-decantador é crucial para assegurar que a captação, o tratamento e a distribuição de água sejam mantidos. Já enfrentamos períodos chuvosos nesta temporada e, ao implementar essa nova etapa no tratamento, conseguimos evitar a paralisação da estação”, afirmou Bley.
Captação de Água do Rio Cambará
A ETA Matinhos realiza a captação de água diretamente do Rio Cambará, que possui uma qualidade excepcional, eliminando a necessidade de passar por todas as etapas do tratamento convencional. Com isso, o sistema de filtragem direta se tornou suficiente. O gerente da regional Litoral da Sanepar, Marcos Muniz, explicou que, em dias de chuvas, a turbidez, que resulta do acúmulo de partículas suspensas, pode comprometer a potabilidade da água, dificultando a filtragem da ETA e exigindo outros processos que agora são atendidos pelo floco-decantador.
“Na temporada anterior, a ETA enfrentou períodos de paralisação, impactando diretamente o abastecimento. Para evitar que isso se repetisse, decidimos implantar o floco-decantador, que começou a operar em dezembro. Já enfrentamos uma chuva significativa no Litoral e, sem esse sistema, a estação teria ficado parada por cerca de 12 horas. O resultado foi excelente, pois não precisávamos interromper a operação da estação de tratamento”, destacou Muniz.
Benefícios a Longo Prazo
Muniz também ressaltou que a obra foi concluída rapidamente e os benefícios do floco-decantador vão muito além do verão, estendendo-se durante todo o ano, especialmente em momentos de chuvas intensas. “Essa é uma obra extremamente importante e nos esforçamos ao máximo para que ela estivesse em operação exatamente quando a população mais precisava”, comentou.
Monitoramento em Tempo Real
A eficiência e segurança operacional do novo sistema são asseguradas através do acionamento do floco-decantador sempre que há alterações na turbidez da água, monitoradas por instrumentos que trabalham em tempo real, 24 horas por dia. As informações coletadas são enviadas ao Centro de Controle da Sanepar, que aciona imediatamente a equipe de suporte para operar a estrutura quando necessário.
O pré-tratamento realizado pelo floco-decantador envolve a utilização de produtos químicos que aglutinam as partículas de matéria orgânica e inorgânica. Os flocos formados durante esta fase são posteriormente depositados no fundo de tanques por meio do processo de decantação. A água, então mais limpa, prossegue para a estação de tratamento, onde passa por filtragem e finaliza o processo. O novo sistema possui a capacidade de tratar 120 litros de água por segundo, garantindo um abastecimento eficiente para todos os usuários.
