Feira Mamute: Um Novo Marco no Calendário Oficial de Eventos de Curitiba
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) está analisando uma proposta de lei que visa incluir a Mamute Feira Gráfica no Calendário Oficial de Eventos da cidade. Se aprovada, a feira ocorrerá anualmente no mês de novembro, sendo uma iniciativa da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT). Essa medida tem como intuito impulsionar a economia criativa, o design autoral, a arte independente e o empreendedorismo local, criando um espaço para a circulação de produtos autorais e promovendo o intercâmbio cultural.
A Mamute Feira Gráfica é um ponto de encontro para artistas, designers, ilustradores e pequenos empreendedores, que vêm de diversos estados brasileiros e até do exterior para exibir e vender seus trabalhos. A vereadora Prates enfatiza a “relevância cultural, econômica, social e ambiental” da feira, que se tornou um dos principais eventos de economia criativa e arte independente em Curitiba. Ela destaca ainda que a feira atua como uma catalisadora de iniciativas culturais, proporcionando o encontro entre artistas e o público em espaços abertos da cidade.
Outro aspecto importante da Mamute é o seu compromisso social. O evento reserva vagas para pessoas negras, indígenas e projetos liderados por mulheres, e a equipe organizadora conta com uma representação significativa de mulheres, totalizando mais de 75% do quadro. Essa proposta, apresentada com o número 005.00740.2025, ressalta a importância de promover a diversidade e a inclusão em eventos culturais.
Depois de uma pausa devido à pandemia de covid-19, a Mamute Feira Gráfica retornou às ruas de Curitiba em 2022, com o suporte da CMC. Desde então, o evento tem atraído um número crescente de visitantes, estabelecendo novos recordes de público a cada edição. Na sétima edição, realizada em 8 de novembro de 2025, foram contabilizadas cerca de 8 mil pessoas presentes e um total de mais de R$ 500 mil em vendas.
A realização da Mamute também tem recebido emendas de vereadores e foi debatida em episódios do CMC Podcasts, onde os cidadãos podem acompanhar as novidades e discussões sobre o evento. O projeto de lei, protocolado no dia 4 de novembro, agora aguarda aprovação nas comissões temáticas da CMC, para que, em seguida, possa ser submetido à votação em Plenário.
