Oportunidades Ampliadas para a Cultura Paranaense
O Governo do Estado do Paraná anunciou a prorrogação das inscrições para a 5ª edição do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice). O novo prazo permite que agentes culturais do estado inscrevam seus projetos até o dia 15 de janeiro de 2026, às 18h, através da plataforma SIC.Cultura.
Lançado no final de novembro, o Profice 2025 disponibiliza um total de R$ 20 milhões para o desenvolvimento de projetos culturais em todo o Paraná, utilizando o mecanismo de renúncia fiscal do ICMS. Os editais estão estruturados em quatro eixos, que contemplam ações de produção, difusão, formação, pesquisa e preservação do patrimônio cultural.
“A SEEC mantém um compromisso permanente com o diálogo aberto e qualificado com a classe artístico-cultural, como parte de uma gestão atenta às dinâmicas do setor”, declarou Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura. Ela destacou que a prorrogação das inscrições do Profice é uma medida que visa ampliar o acesso ao programa e assegurar que os agentes culturais tenham condições adequadas para a conclusão de seus projetos. “Nosso dever é construir políticas públicas de forma transparente, participativa e acessível, fortalecendo o fomento à cultura em todo o Paraná”, completou a secretária.
Compromisso com a Descentralização e Inclusão
Na edição deste ano, o programa reforçou a diretriz de descentralização, destinando 60% dos recursos para projetos desenvolvidos fora da capital, Curitiba. Além disso, 20% do total será reservado para iniciativas propostas por pessoas negras, indígenas e/ou com deficiência, promovendo maior diversidade e inclusão nos projetos culturais.
A partir de 2025, o Profice será lançado anualmente, solidificando-se como uma política pública permanente de incentivo à cultura no Paraná. Para o ano de 2026, já está programada a destinação de mais R$ 30 milhões para os editais estaduais, demonstrando o compromisso contínuo do governo com a cultura local.
Todo o processo de inscrição, seleção e acompanhamento dos projetos será realizado exclusivamente através do Sistema SIC.Cultura. Para participar, é imprescindível que os interessados estejam cadastrados no Cadastro de Agentes Culturais do Paraná, disponível na mesma plataforma, garantindo, assim, que as propostas atendam aos critérios estabelecidos.
