Mudanças no Clima do Paraná
A previsão do tempo para o Paraná indica uma diminuição na intensidade das tempestades que marcaram a semana. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), essa mudança se deve à chegada de uma massa de ar mais seco ao estado. O meteorologista Reinaldo Kneib menciona que o fenômeno começou a ser notado na sexta-feira (2). “Um ar mais seco já está se aproximando do estado, resultando em uma expectativa de que as regiões Oeste e Sudoeste não enfrentem eventos severos como os vivenciados anteriormente”, explica.
No dia anterior, um tornado atingiu a cidade de Mercedes, no oeste do Paraná, com ventos que chegaram a 120 km/h. Classificado como F1, o tornado é considerado a segunda categoria mais baixa na escala de intensidade, conforme apontado pelo Simepar. Felizmente, não houve registros de ocorrências na Defesa Civil Estadual.
Chuvas nas Regiões do Estado
Mesmo com a redução das tempestades, ainda há previsão de chuvas em algumas partes do Paraná. As pancadas devem ser mais frequentes no Norte, Campos Gerais e Leste do estado, principalmente durante a tarde. No Noroeste, a possibilidade de chuvas se estende ao longo do dia.
Embora a nebulosidade persista, a sensação de abafamento permanece em todo o estado. Para o sábado (3), a expectativa é de que uma massa de ar menos aquecida e com umidade reduzida avance sobre grande parte do Paraná, ocasionando uma diminuição no volume de chuvas.
Kneib complementa que no Litoral, há previsão de pancadas isoladas, mas com pouca intensidade. Na Região Metropolitana de Curitiba, a combinação de sol e nuvens deve prevalecer. Já no Interior, a nebulosidade variável será a tônica, com a possibilidade de garoa ocasional especialmente no Oeste e Sudoeste durante a tarde.
Estabilidade nas Temperaturas e Previsão para o Domingo
Com a aproximação do domingo (4), espera-se uma estabilização nas condições climáticas, resultando em predominância de sol no Interior do estado. Entretanto, as temperaturas devem sofrer um declínio devido à atuação do ar menos aquecido. Após uma semana em que várias cidades registraram máximas próximas aos 30 °C, a previsão aponta que os termômetros em Curitiba e na Região Metropolitana devem marcar cerca de 20 °C. No Litoral, as temperaturas máximas devem variar entre 23 °C e 24 °C, com a possibilidade de garoa isolada.
As mudanças climáticas no Paraná mostram um padrão que, embora traga alívio em termos de tempestades, continua a manter a população atenta às variações de temperatura e possíveis chuvas. A combinação de clima quente e umidade deixa um rastro de abafamento, que pode ser percebido em diversas localidades do estado.
