Desempenho Preocupante nas Entregas
Os Correios estão enfrentando um momento crítico, com um índice de entregas no prazo que não ultrapassa 70% em média nacional, conforme fontes que optaram por não se identificar. O cenário é ainda mais desolador em algumas regiões, onde a entrega pontual varia entre 50% e 70%, indicando que, pelo menos, 30% das encomendas não estão chegando a tempo. Para se ter uma ideia, no início do ano, em janeiro, a média de entregas pontuais era de impressionantes 97,7%, mas esse número despencou para 76,63% até o dia 6 de dezembro. Além disso, no último relatório diário, o percentual atingiu apenas 68,15%, revelando que um terço das entregas estava atrasado e todos esses dados estão aquém da meta estipulada pela própria companhia, que é de 96%.
A crise que se agrava nos Correios impacta diretamente os consumidores, como é o caso de Eduarda Kocholi, uma jovem de 20 anos de Curitiba (PR), que enfrenta atrasos em três compras internacionais. Os presentes de Natal que comprou para sua mãe, irmão e namorado estão comprometidos devido a “desvios de rota”. “Sempre comprei muito pela internet, principalmente de sites que vendem importados, e era raro ocorrer um desvio. Agora, parece que isso está se tornando a norma”, relatou Eduarda, que calcula um prejuízo de R$ 150.
